Ciência explica porque seu ex-namorados são tão parecidos

Se você acredita que seus ex-namorados tem uma semelhança entre eles, acredite, não se trata de apenas uma impressão sua. Realmente é forte a tendência de que alguém namore pessoas que tenham semelhanças entre si.

Segundo um estudo feito pelo professor de psicologia Paul Eastwick, da Universidade da Califórnia, isso pode ser explicado por dois fatores: um deles é o ambiente que costumamos frequentar, e o outro a própria evolução humana.

De acordo com o primeiro fator, as características do meio onde vivemos podem influenciar as nossas escolhas amorosas. Assim podemos preferir namorar pessoas com um determinado grau de escolaridade, que pertençam a um grupo social específico ou que sigam uma determinada crença e religião.

Assim, os ex-namorados teriam pensamentos parecidos, porque estão inseridos num mesmo contexto social. E isso faz com que todos eles sejam atraentes para nossos solhares. Não é uma busca do inconsciente por parceiros iguais, apenas a influência do meio sobre nossas escolhas.

O outro fator, que se trata da evolução da raça humana, tem a ver com os atributos físicos. Um determinado tipo de pessoa seria mais atraente para cada um de acordo com a necessidade evolutiva. Pessoas mais atraentes tendem a ter parceiros mais atraentes também.

Ou seja, se você olhar para trás e perceber que todos os seus ex-namorados se parecem tanto, não se preocupe, não é o seu inconsciente que não sabe escolher. Trata-se apenas da manifestação natural ou da influência do meio social.

 

SHARE